Ikebana Sanguetsu: Iluminação através do arranjo floral



Durante muito tempo fiquei impressionado com os arranjos florais de Ikebana, uma arte floral japonesa onde o artista constrói lindas peças decorativas com plantas em disposições impressionantes e lógicas simétricas com o objetivo de alcançar o equilíbrio e a harmonia. Parece complexo, mas o resultado final é uma demonstração de puro deleite visual. Simples, porém rico em detalhe e cheio em impressão. O mais interessante é que, segundo a Fundação Mokiti Okada, a arte de Ikebana, no estilo Sanguetsu, também pode trazer energia e luz espiritual para a casa.

“A Ikebana, nome pelo qual é conhecida a arte de compor as flores naturais, nasceu no oriente com o propósito de expressar certos conceitos filosóficos da religião budista.
A palavra Ikebana, que significa "flores vivas", é traduzida por arranjo floral.Uma tradução entretanto, não correspondente ao sentido da palavra sendo preferível a significativa expressão- Vivificação Floral.


A arte de Vivificação Floral existe no Japão desde os tempos antigos. Atualmente são 3 mil estilos praticados no oriente. Entre eles o estilo Kado Sanguetsu (Montanha e Lua). Criado por Mokiti Okada e que agora demonstramos a vocês. Este estilo assenta-se na filosofia de Mokiti Okada, que visa incorporar a Verdade, o Bem e o Belo em todas as atividades humanas. Seu objetivo é, a partir da beleza e da harmonia da flor, cultivar e elevar a sensibilidade estética do praticante da Arte do Ikebana e de quem a aprecia. Para tanto, o Ikebana Sanguetsu une o sentimento humano à força da grande natureza, valorizando-se o equilíbrio entre as flores utilizadas, bem como a gratidão pelas bênçãos de Deus expressas até mesmo num simples botão de flor.


A flor é um elemento ativo na concretização de um mundo melhor. Do contato com ela, resulta a intensificação da sensibilidade do ser humano em relação ao belo que existe dentro de si próprio e nos seres ao seu redor.
A filosofia de Mokiti Okada, destaca que é essencial o desenvolvimento da nossa sensibilidade com relação ao belo para que o nível espiritual das pessoas possa se elevar em busca de um mundo com maior harmonia entre os seres.


A Academia Sanguetsu de Vivificação pela flor, tem como objetivo principal a difusão desse ensinamento, através da arte milenar do Ikebana, onde a relação homem-natureza assume uma dimensão muito acima da questão puramente material.
Assim, o Ikebana Sanguetsu não se constitui apenas em um elemento decorativo mas propicia o despertar da sensibilidade para o Belo, enobrecendo o sentimento de respeito ao ser Humano e à natureza e harmonizando a pessoa consigo e com o mundo.”





fontes:
Ikebana Sanguestu
Pensa Positivo
Abril.com
Ikebana International
Fotos retiradas do Flickr

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oração a São Rafael Arcanjo

Estudo e Reuniões Espíritas Online