sábado, 13 de setembro de 2008

Ikebana Sanguetsu: Iluminação através do arranjo floral



Durante muito tempo fiquei impressionado com os arranjos florais de Ikebana, uma arte floral japonesa onde o artista constrói lindas peças decorativas com plantas em disposições impressionantes e lógicas simétricas com o objetivo de alcançar o equilíbrio e a harmonia. Parece complexo, mas o resultado final é uma demonstração de puro deleite visual. Simples, porém rico em detalhe e cheio em impressão. O mais interessante é que, segundo a Fundação Mokiti Okada, a arte de Ikebana, no estilo Sanguetsu, também pode trazer energia e luz espiritual para a casa.

“A Ikebana, nome pelo qual é conhecida a arte de compor as flores naturais, nasceu no oriente com o propósito de expressar certos conceitos filosóficos da religião budista.
A palavra Ikebana, que significa "flores vivas", é traduzida por arranjo floral.Uma tradução entretanto, não correspondente ao sentido da palavra sendo preferível a significativa expressão- Vivificação Floral.


A arte de Vivificação Floral existe no Japão desde os tempos antigos. Atualmente são 3 mil estilos praticados no oriente. Entre eles o estilo Kado Sanguetsu (Montanha e Lua). Criado por Mokiti Okada e que agora demonstramos a vocês. Este estilo assenta-se na filosofia de Mokiti Okada, que visa incorporar a Verdade, o Bem e o Belo em todas as atividades humanas. Seu objetivo é, a partir da beleza e da harmonia da flor, cultivar e elevar a sensibilidade estética do praticante da Arte do Ikebana e de quem a aprecia. Para tanto, o Ikebana Sanguetsu une o sentimento humano à força da grande natureza, valorizando-se o equilíbrio entre as flores utilizadas, bem como a gratidão pelas bênçãos de Deus expressas até mesmo num simples botão de flor.


A flor é um elemento ativo na concretização de um mundo melhor. Do contato com ela, resulta a intensificação da sensibilidade do ser humano em relação ao belo que existe dentro de si próprio e nos seres ao seu redor.
A filosofia de Mokiti Okada, destaca que é essencial o desenvolvimento da nossa sensibilidade com relação ao belo para que o nível espiritual das pessoas possa se elevar em busca de um mundo com maior harmonia entre os seres.


A Academia Sanguetsu de Vivificação pela flor, tem como objetivo principal a difusão desse ensinamento, através da arte milenar do Ikebana, onde a relação homem-natureza assume uma dimensão muito acima da questão puramente material.
Assim, o Ikebana Sanguetsu não se constitui apenas em um elemento decorativo mas propicia o despertar da sensibilidade para o Belo, enobrecendo o sentimento de respeito ao ser Humano e à natureza e harmonizando a pessoa consigo e com o mundo.”





fontes:
Ikebana Sanguestu
Pensa Positivo
Abril.com
Ikebana International
Fotos retiradas do Flickr

Um comentário:

xande disse...

Cheguei ate o seu blog pesquisando por Ikebana. O seu blog eh muito bom.
E me vi surpreso pelo video aqui postado!
Esse video foi de uma aula de ikebana que participei aqui no Japao (moro no Japao atualmente).
Foi uma aula muito bonita, um momento muito gostoso. Dai resolvi tirar algumas fotos enquanto fazia a aula.
Fiquei feliz por voce ter gostado do video, muito obrigado!
A vc um abracao!
Namaste!